Durante trabalhos em cabines de pintura (com tinta, verniz, primer, etc...) existem diversos agentes que podem comprometer seriamente a saúde dos trabalhadores.
Os riscos estão nos aerodispersóides dos produtos aplicados (como por ex. o isocianato - presente até nas tintas a base de água).
Outro risco é a qualidade do ar respirável, seja através da utilização de máscaras com filtros (menos indicado) ou de máscaras ou capuzes de ar mandado, que sempre devem seguir as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e normas vigentes. Ressaltamos que nesta área é comum utilizar equipamentos de proteção respiratória (EPRs) descartáveis, do tipo PFF. Essas máscaras são confortáveis mas
Riscos Respiratórios em Cabines de Pintura
Principais riscos respiratórios, dicas de proteção com baixo custo, EPIs adequados e normas vigentes.
não geram a proteção adequada aos usuários e não atendem as exigências do MTE para esta aplicação.
Riscos à Saúde:
Isocianato: Encontrado em quase todos os catalizadores de tintas, primers e vernizes (inclusive a base de água) pode causar problemas respiratórios crônicos, tais como asma, rinite e bronquite, também podem causar irritação nos olhos e até mesmo o descolamento da retina, com cegueira parcial ou total;
Monóxido de Carbono (CO): É um gás incolor, sem cheiro e que pode provocar a morte, ele é gerado através da queima incompleta de combustíveis (empilhadeiras, outomóveis, compressores, etc).
Névoa de óleo: De acordo com Administração de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA), agência do governo americano, diversos tipos de óleos minerais são cancerígenos e casos de câncer de pele e de pulmão foram relatados em trabalhadores superexpostos. Esse óleo é originado em sua grande nos compressores e outros equipamentos mecânicos.
Orientações para um trabalho seguro:
Equipamentos EPIs: Utilize sempre EPRs de ar mandado (linha de ar comprimido) com Capuzes ou Máscaras Full Face com pressão positiva, protegendo assim as vias aéreas, olhos, face e cabeça, conforme orientado pela PPR e NBR12543.
Obs. Vale destacar que nos EUA e Europa, aprox. 97% das indústrias utilizam EPRs de Ar Mandado e que a NIOSH (órgão regulamentador americano) proibiu a utilização de máscaras com filtros com diversos compostos químicos (inclusive o isocianato), essa proibição ocorreu devido aos diversos problemas e riscos inerentes à utilização das máscaras com filtros, tais como a impossibilidade de identificar a saturação química, uitlização indevida e filtros ineficientes
Proteção Coletiva: Verifique se as cabines de pintura possuem sistema adequado de ventilação/exaustão. Utilize apenas conjuntos Filtrantes com alto poder de tratamento do ar e que contenham filtro de carvão ativado e filtro de particulados com alto poder de filtragem. Efetue e documente as trocas dos filtros de acordo com as especificações dos fabricantes. Utilize mangueiras atóxicas para o suprimento de ar. Avalie a qualidade do ar respirável para verificar se atende o exigido na norma NBR12543 - Ar respirável grau D. Caso exista risco de concentração de CO no ponto de coleta do ar, instale monitoramento de gases na linha de ar respirável ou elimine o risco de concentração.
Fonte: www.protecaorespiratoria.com